domingo, 14 de setembro de 2008

Tautologia

Logo de cara peço desculpas não muito sinceras que fique claro, mas sim em nome da boa educação, peço desculpas aos que por ventura sintam-se agredidos por esse texto. Os educados evidentemente não exitaram em dar-me as tais desculpas e os demais, bem os demais não tem relevância para mim, afinal são só os demais.
Praticamente todo falante faz uso de tautologia e antes que perguntem a quem quer que seja apresso-me em responder que tautologia é o vício de linguagem que consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
Depois de quatro anos nossos bacharéis ainda fazem uso da tautologia. Depois de cinco anos nossos engenheiros: mecânicos, elétricos, agrícolas, químicos e de toda ordem que se possa imaginar fazem uso da tautologia. E até nossos advogados iniciados em latim usam e abusam do uso da tautologia. Escritores renomados e jornalistas também usam e abusam dirão muitos e até professores universitários de língua portuguesa usam a tautologia, pois é vez ou outra é perdoável. Mas nossos pobres professores sabiam da existência da tautologia antes de ler este texto ao passo que você talvez nem isso.
Mas não pense que por isso tens menos valor que alguém tu continuas no mesmo posto de sempre fazendo parte dos demais mesmo com seu diploma da USP ou sabe se lá de onde pendurado na parede.
Economistas formados em grandes instituições dizem para quem quiser ouvir nos telejornais que o ‘’ superávit positivo’’ foi, bem não importa o que foi se é superávit é positivo caso contrário seria déficit e ponto final.
Engenheiros e seus cursos integrais não têm si quer duas horas semanais de língua portuguesa imagine só o nível do inglês, do espanhol e do alemão dessas pessoas que são a esperança de todo o povo de um país. Sua linguagem técnica me impressiona pela falta de técnica com que usam e maltratam nossa língua portuguesa e sabe se lá que outras línguas mais.
Prepare-se caro leitor e o barato também um aljôfar para ver a expressão de alguns nesse instante de pérolas a desculpe-me aos desavisados de plantão aljôfar significa pérola miúda em português, mas vamos ás pérolas de nossos engenheiros digo colaboradores e cá estão algumas: ‘’elo de ligação’’todo elo é de ligação alguém conhece um elo de separação e não vale citar a sogra. ‘’Acabamento final’’acabamento inicial conheces? É claro que não, a não ser que exista alguma banda de rock com esse nome.E que tal essa ‘’criação nova’’sem comentários não é?
‘’Escolha opcional ‘’ toda escolha é opcional caso o contrário não haveria escolha é tão obvio que parece piada talvez seja e ninguém tenha me avisado. Continuemos nossa viagem ao mundo da tautologia quantas vezes já ouvistes isso ‘’ pode ter certeza absoluta é uma escolha acertada’’com certeza, inúmeras e em geral quando querem ti vender um produto ou idéia, mas em todo caso toda certeza necessariamente é absoluta, caso contrário seria uma dúvida e tenho cá minhas dúvidas se escolha foi acertada.
Agora alguns exemplos que não explicarei para não perder meu tempo e o seu e aqui estão: surpresa inesperada, planejar antecipadamente, sintomas indicativos, retomar de novo, propriedades características, juntamente com, quantia exata e em duas metades iguais. Além dos clássicos usados por toda classe de falantes de língua portuguesa tais como: subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro e outros tantos mais.
Entretanto se depois de quatro, cinco anos estudando às vezes em período integral você ainda diz: multidão de pessoas, abertura inaugural, gritar bem alto, a seu critério particular, calma nem tudo esta perdido matricule-se hoje mesmo em uma escola para mímicos falar não é tão importante no mundo moderno ou comece a ler agora mesmo uma gramática normativa.
Um agricultor simples e sábio que citarei como exemplo nunca leu um livro por não compreender os sinais gráficos impressos como tatuagem nas páginas, o que ele gostava era das figuras ilustrativas das revistas rurais. Esse homem simples do norte do Paraná pensava muito antes de dizer o quer que fosse para não ser mal entendido. Um dia chega o agrônomo para dizer a esse homem simples como estava sua lavoura, o agricultor simples, mas não bobo já sabia a semanas que estava perdida e já havia fixado na entrada do sitio a placa de vende-se, mas ainda tinha esperança no agrônomo que ele chamava de doutor.
O engenheiro andou pelo campo observou a lavoura e ao fim de duas horas soltou o ‘’aljôfar’’: ___uma surpresa inesperada possivelmente poderá acontecer que os insetos devorem toda sua plantação. O engenheiro observando o agricultor pensativo tentou quebrar o gelo dizendo: ___ Sou candidato a vereador na cidade.
O homem simples depois de alguns segundos em silencio disse: ___ Se os insetos fossem esperados eu teria dado uma festa de recepção, toda surpresa é inesperada e aconselho que o doutor seja vereador lá na cidade mesmo, afinal como vimos aqui no campo ‘’ ocê num teim valia’’.
O engenheiro se foi. Minutos depois o agricultor simples típico herói brasileiro ainda disse a esposa ‘’se é possível poderá acontecer ‘’ mas o engenheiro já estava cruzando o farol a alguns quilômetros dali, sua esposa não entendendo nada brincando disse: ___’’deixe di cê bobu omi si é pucivi é craru qui podi acontecê‘’.
A tautologia dificilmente abandonará nosso dia a dia, mas se é possível pode acontecer sejamos otimistas em qualquer idioma.

2 comentários:

Unknown disse...

Vou ser breve em meu comentário, pois apesar dos Administradores não serem citados no texto, posso vir a soltar um "aljôfar" rsrs...
Penso que sua crônica deveria ser lida por todos acadêmicos,pois percebe-se que independente da formação do individuo, a tautologia
esta presente em nosso dia dia sem percebermos...
Os Administradores e outros buscam a perfeição e exatidão dos numeros e muitas vezes acabam esquecendo de seu vocabulário.
Peço-lhe desculpas antecipadamente pela minhas gafis.

Unknown disse...

As pedras são minha nova inspiração
Ao contrario de você
Elas não podem partir meu coração ...
[Parabéns! Versos de gente grande!
Luis Ferreira